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terça-feira, 2 de julho de 2013

O misticismo comunista

O comunismo tem a capacidade única de tornar tiranos e ditadores em "pais" sociais e populares



O comunismo/socialismo estão realmente muito distantes de serem teorias aplicáveis, palpáveis e materiais. Mesmo com todo o materialismo dialético de Marx, na verdade o conjunto de pretensões e idéias comunistas e socialistas não passam de um grande conjunto de misticismos, ou seja, idealizações etéreas e imateriais, utopias irreais. Mas como uma teoria anti-Deus, anti-religião e anti-espiritualidade pode ser algo místico?



Toda a promessa comuno-socialista baseia-se na instituição de um paraíso terreno, criado pelos homens, governado pelos homens e realizado para os homens, em total igualdade e no preenchimento perfeito de todas as necessidades de cada ser humano sem nenhuma diferença entre qualquer pessoa. Todos teriam não apenas as roupas do corpo, a comida, o dinheiro, como também teriam todos os serviços dos quais necessitassem, de forma "gratuita" e completamente eficaz. Ninguém passaria fome, frio, sede ou quaisquer tipos de necessidade, pois não estariam presas aos grilhões do capital.


Tal pretensão humana chega a ridiculamente tentar copiar as próprias promessas divinas de prosperidade e satisfação humanas, onde os salvos desfrutariam do paraíso puro e perfeito, sem nenhuma necessidade humana insatisfeita ou sem nenhuma angústia anterior.


O comunismo e o socialismo prometem não apenas a plenitude material do homem, mas sua plenitude interior e "espiritual". Todos os males interiores, como a inveja, a soberba, a maldade, a cobiça, as tramas, o assassinato, a exploração, a mentira e todos os demais vícios e desvios humanos são fruto do dinheiro, do capital e das coisas que se obtém através do mesmo. Eliminando o capital e suas desigualdades, todos os males internos do homem desaparecerão. Sem diferenças sociais e sem acúmulo de riqueza, todos estariam alinhados em uma igualdade perfeita, e consequentemente todas as suas angústias interiores seriam preenchidas, e todos seus males e desvios de caráter seriam naturalmente curados e eliminados.


O comunismo e o socialismo não são modelos econômicos e políticos, são conjuntos de promessas futuristas e imateriais. A promessa do paraíso socialista não é algo recente, aliás, a Internacional Comunista foi criada em 1864, com a criação da Associação Internacional dos Trabalhadores. Ano após ano, tanto as teorias comunistas quanto as tentativas de criação do modelo paradisíaco comunista desenvolveram-se para culminar no que temos hoje, um marxismo cultural e uma instituição da luta de classes e a tentativa da implantação comunista através de engenharias e experimentos sociais e desconstrução de valores tradicionais.


Todas as tentativas falharam, sem exceção. Uma das mais famosas tentativas de instituição do comunismo foi a revolta popular francesa, em 1848. Uma revolta popular contra as desigualdades financeiras, os efeitos do desemprego e da falta de direitos trabalhistas - bem como os excessos de exploração cometidos contra os trabalhadores - culminou com a tomada do poder no país, instituindo-se um governo federativo de "representantes de bairro". Para resolver a situação do desemprego, criaram-se as "Oficinas Nacionais", locais de trabalho que absorviam os desempregados. Sem a geração de receita direta oriunda da produção, o tesouro francês foi drenado, e o fracasso das oficinas levou a uma nova revolta, desta vez esmagada pelo exército francês.



O "Pai Estado" : capaz de prover tudo aquilo que o povo necessita, capaz de realizar os desejos e suprir as necessidades de todos. Sem fome, sem morte, sem doenças, sem angústias e sem necessidades, incluindo as mazelas morais oriundas  do capital. Lindo, mas irreal. A União Soviética foi bem diferente da imagem retratada neste pôster oficial do governo soviético


Em 1871, houve novamente uma revolta, conhecida como Comuna de Paris. Um exército popular foi instituído e se misturou às tropas oficiais francesas, e o governo oficial fugiu juntamente com o restante de suas tropas leais. Um governo substituto, denominado de "Comitê Central da Federação dos Bairros", passou a administrar a cidade. Extremamente fragmentado, o novo governo não conseguia tomar as ações administrativas da melhor forma. O governo francês exilado, agora comandado por Thiers, assinou um acordo de paz com a Alemanha, e conseguiu vários prisioneiros de volta. As tropas francesas esmagaram a Comuna. Cerca de 80 mil parisienses foram mortos, e 40 mil foram presos. Antes da derrota, os membros da Comuna executaram vários membros do governo, cidadãos considerados traidores e demais prisioneiros de guerra, além de incendiar vários prédios públicos.


A lição que a tentativa da Comuna nos deixa, é que o socialismo é impraticável. Temos neste um clássico exemplo de tentativa comunista, uma insurgência popular contra um governo opressor. Os meios revolucionários não são democráticos, são violentos e factuais. Os administradores comunistas se mostraram ainda mais ineficientes do que o dito governo opressor, e tão ou mais cruéis quanto os mesmos. Nenhuma riqueza é gerada no comunismo e muito menos no socialismo, apenas há o desgaste do tesouro nacional e dos bens já existentes. É uma tentativa insustentável por si só, não por que suas teorias sejam mal aplicadas, ou por que seus praticantes não sigam a cartilha comunista do modo correto.


Tanto naquela época, como em toda a história recente, os comunistas fizeram exatamente o que tinham de fazer. Aplicaram exatamente o que o "comunismo científico" previa e ordenava. Eles falharam por que simplesmente a promessa mística comunista não funciona. É inviável, insustentável e irracional. Os membros da Comuna prometeram a solução para a miséria francesa. Trouxeram ainda mais miséria, austeridade e desemprego, esgotando inclusive os tesouros nacionais. Prometeram o fim da tirania, mas aplicaram eles mesmos a tirania contra os franceses (através, por exemplo, de inúmeras execuções sumárias e revanchistas) além de atraírem um ódio ainda pior do governo francês exilado. Um dos maiores massacres da história francesa: foi tudo o que a experiência da Comuna trouxe.


Paris foi um laboratório pequeno das experiências posteriores com a tentativa da engenharia social comunista. No total, somados todos os genocídios e crimes comunistas, mais de 100 milhões de pessoas tiveram suas vidas ceifadas. Nunca se criou um inferno tão grotesco para o alcance do paraíso terreno. Basta ler o Decálogo de Lênin para perceber os meios malignos pelos quais estes homens vermelhos prometem a instituição do paraíso terreno. Literalmente maquiavélicos, os comunistas justificam os meios que adotam pelos fins que almejam. Tudo é válido para a instituição do paraíso na Terra. Mesmo que alguns milhões morram, se outros puderem viver o paraíso, a tarefa terá sido cumprida.


E por que mesmo com inúmeras e sucessivas falhas, o comunismo e o socialismo continuam atraindo tantos adeptos? Por que mesmo tendo se mostrado falho e impraticável, o conjunto de políticas de Esquerda atrai tantos adeptos? Acontece que toda a inviabilidade e as contradições e falácias do comunismo, as teorias, os debates racionais e a própria lógica são jogados fora pela simples promessa da instituição da igualdade plena e do paraíso comunista na Terra. Os socialistas e comunistas não deixam de acreditar em suas ideologias por que simplesmente não precisam da observação histórica, não precisam da lógica, do planejamento econômico, da racionalidade nem do empirismo. Tudo o que eles têm e necessitam, é a fé mística de que "todas as tentativas não foram instituições válidas do comunismo", e que logo o "verdadeiro comunismo" será instituído.


Tentar mostrar as incoerências e a falta de sustentação comunista a um ferrenhe visionário não surte efeito algum, por que sua razão é sublimada e obliterada por sua fé mística de que no fim, tudo dará certo. Magicamente. E assim, o paraíso terreno é jogado como uma visão apaixonada, romântica e futurista: nunca chega, nunca acontece, sempre falha, mas está a caminho.


A luta do bem (proletariado) contra o mal (burguesia) culminará magicamente no triunfo da força benigna, e o paraíso será instalado. O comunismo e o socialismo atuais são versões "soft" da teoria original: atraem pessoas, principalmente jovens, e transmite a visão de aproximação social - seja através de trabalhos, projetos ou redes de estudo. Transmitindo assim, uma prática quase que angelical, com a capacidade mágica de apagar os crimes comunistas ou torná-los irrelevantes, afinal já estão no passado e não foram "comunismo verdadeiro".


Há ainda o fator de que em alguns países ele foi "bem sucedido", isto por que tais países são extremamente ricos e sempre há uma fonte para sustentar as políticas socialistas, não tendo este por si só criado ou agregado qualquer valor real. A instituição do paraíso socialista é uma estrada que conduz a uma perfeição prometida, pavimentada com sangue, ossos e cadáveres de milhões de desconhecidos. Um pequeno sacrifício diante de um mundo idealizado tão perfeito e belo.


Um comentário:

  1. Bom, o texto ficou excelente.
    Só tenho um ponto a acrescentar: além da promessa do paraíso, há algo mais q atrai tanta gente ao comunismo: a solução definitiva para a mediocridade pedante.
    Todo medíocre pedante é um fracassado q acha q deveria ter mais do q tem. Como bom medíocre, esse tipo não tem humildade nenhuma, acha q sabe tudo e q todos ao seu redor são inferiores a ele. Sendo assim, como é possível q gente tão inferior possa ter uma situação financeira melhor q a dele? Isso não pode ser justo! O sucesso do marxismo está vinculado ao ódio do sucesso alheio.
    É o caso dos estudantes q apenas por não serem absolutamente ignorantes e refletirem sobre uma ou outra coisa (seus professores de Filosofia já disseram q eles têm “inquietação social” e são gênios) se destacam da maioria (como sabemos, o nivelar por baixo já atingiu o seu ápice por aqui). Entretanto, essa meninada q quer acreditar em algo, não tem disciplina o suficiente pra aprender sobre a realidade. Na vida real, eles não são fantásticos, precisarão estudar mto até poderem ter autoridade pra opinar sobre alguma coisa e só serão respeitados após longos anos de dedicação e disciplina. É mto mais fácil e atraente defender um sistema onde todos são iguais, apesar de suas diferenças. É mto mais fácil defender q um incompetente metido a “intelequitual” (sic; eles falam assim!) deva receber o mesmo q alguém realmente culto e preparado. Aliás, os intelectuais da mídia (sim, aqueles boçais) são, talvez, o melhor exemplo do ódio ao sucesso alheio. Eles descem do Olimpo umas poucas vezes ao ano, e qdo isso acontece, defendem as “massas” (q são, para eles, a maior expressão da inteligência humana, afinal, estas massas reconhecem-nos como gênios) e pregam o ódio aos empresários, pois se sentem inferiorizados pelo poder econômico de gente q consideram tão pobre intelectualmente.
    Por fim, considero tbm q a educação q as crianças recebem faz com q, crescidas, adotem o ideal comunista. Filhos mimados, q crescem pensando q merecem ter tudo e q tudo cai do céu, qdo mais velhos simplesmente não conseguem aceitar q nada vem de graça e q o sucesso depende de esforço. Acham q isso é injusto. E querem q o “papai Estado” banque seus gastos. E pouco adianta mostrarmos a eles q o socialismo gera pobreza, afinal, argumentam eles, se eles não podem ter o brinquedinho, os outros meninos tbm não terão!
    O marxismo cultural vai levar este país pro buraco se não o combatermos. E já!

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